Mecawork Engenharia

.

O QUE HÁ DE NOVO?

MECABOT - Robô Explorador de Ambientes; Clique e veja mais.

Software Mecabotcontroller 1.0

Ambiente de interação homem-máquina; Clique e veja mais.

X FEIRA TECNOLÓGICA UNIFACS

Salvador Norte Shopping, Salvador - BA.

Projeto - Mecabot

Projeto Interdisciplinar ARHTE - 2012.2.

REA - 01

Robô Explorador de Ambientes.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

6° DIA NO NMA (20/04/2011)

O nosso dia, começou como os demais, executar o planejado no encontro anterior e se possível deixar planejado o próximo encontro.
Finalizamos completamente a base, restando apenas fixar os pés após a montagem completa. Cortamos uma parte desnecessário dos trilhos e os fixamos na base. Inserimos as conexões de nylon entre os trilhos e a ponte e cortamos os perfis restantes. Desmontamos para poder levamos para casa.
Em relação ao dia apenas parecer normal, não o foi devido à visita do Coordenador Geral do ARHTE - Professor Sérgio Ricardo. Ele elogiou os trabalhos das equipes e disse está com ótimas expectativas em relação às bancas de apresentação desse semestre, ressaltou nosso empenho no desenvolvimento do nosso protótipo.
Em seguida, o Professor Victory Fernandes, nosso orientador, nos contatou via e-mail's, elogiou nosso blog fez algumas considerações. Fez algumas cobranças em relação a prazos e pediu maior dedicação desde já na parte eletrônica. Ainda disponibilizou alguns materiais de apoio, software, códigos e nos cobrou uma reunião com ele para a próxima segunda-feira.

Finalizando o dia, tivemos orientação com o Professor Danilo César. Ele nos apresentou alguns projetos já desenvolvidos. Nos apresentou o ARDUÍNO e solicitou que nossa equipe melhorasse uma placa de circuito já pronta para controlar motores de passo. Nos sugeriu utilizar motores de corrente contínua devido ao torque que produz, maior que o motor de passo. Nos apresentou a ponte "H" e nos indicou uma variedade de arquivos e softwares livres.

Como mencionado no início, foi um dia diferenciado. E desde já deixamos planejado a finalização de toda a parte mecânica na próxima segunda-feira (25/04/2011), ficando apendas os ajustes de partes móveis.




























terça-feira, 19 de abril de 2011

5° DIA NO NMA (18/04/11)

Nosso objetivo nesse dia foi de fixar os perfis em L na base, fixar parafusos da base, fazer acabamento das junções da ponte e planejar os cortes do ultimo perfil da ponte. Porém, não concluímos devido a um dos colegas não ter levado todo o material que tínhamos planejado trabalhar, logo ficou para o próximo encontro o planejamento e corte dos perfis da ponte.

O dia foi bem proveitoso, apesar de o encontro ter sido de uma hora e meia. Estamos nos empenhando e aproveitando todo o tempo livre que temos.



4° DIA NO NMA (15/04/11)

O nosso quarto dia de trabalho foi um pouco mais rápido que o normal. Trabalhamos no projeto por cerca de uma hora e meia. Concluímos o planejado, perfuramos os perfis da ponte e o perfil em L da estrutura interna da base.







Fizemos, no perfil em L, furos com diâmetros de 3/16 e em seguida no mesmo furo, furo com o diâmetro da cabeça do rebite. Assim a superficie fica fixada e ao mesmo tempo uma qualidade no acabamento.

domingo, 17 de abril de 2011

3° DIA NO NMA (13/04/2011)

O terceiro dia de reunião no Núcleo de Mecânica Aplicada (NMA) foi bem produtivo.
Finalizamos as peças de conexão em nylon para a base e da ponte, executamos todos os furos necessários
e fixamos os parafusos da base. Tivemos que efetuar uma adaptação nas conexões da ponte para inserir parafuso de baixo para cima e nos lados. Isso para evitar encontro de parafusos. Foi um sucesso! Pois, agora, partiremos para a próxima etapa do projeto, a montagem da estrutura principal.







Peças para conexão da ponte com os trilhos.


Parafusando a base.

 
Perfurando os os prefis da base.


Total de visualizações de página