quinta-feira, 29 de setembro de 2011
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Novos testes com nosso arduino/severino
Hoje no laboratório de eletrônica efetuamos alguns testes com nosso arduino/severino. Levamos um LDR, resistores e um micro servo motor. No IDE do Arduino implementamos um sketch que controlava o micro servo em função da leitura do sensor de luz, utilizamos para identificação luminosa dos sinais o led do pino 13 do arduino/severino.
Cortando o chassi
Continuando com a ideia de reciclagem, conseguimos alguns pedaços de chapa de poliestireno com nosso colega Felipe. Transferimos o layout do chassi e em seguida cortamos com a ajuda de uma serra tico-tico.
Essa era a chapa
Cortamos próximo a medida que desejávamos
Com uma lima, efetuamos o acabamento.
Finalizando...
O resultado.
Materiais que talvez iriam para o lixo foram reaproveitados com consciência e responsabilidade ambiental.
Reciclar é legal, faça voce também!
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Primeiros testes com nossa placa (27/09/2011)
Após termos adquirido o nosso cristal de 16M hertz, único componente que faltava, iniciamos os primeiros testes com nossa placa arduino/severino. Tudo aconteceu como esperávamos, nossa placa funcionou.
Fica mais que evidente que reciclar componentes eletrônicos é mais que uma forma de economia, é também, uma maneira de construir um mundo melhor respeitando o meio ambiente.
Nós, acreditamos que essa ideia de reciclar para construir projetos robóticos a partir de lixo eletrônico é uma maneira de estimular todas as pessoas a fazerem o mesmo, reciclar!
Gostaríamos de agradecer aos nossos colegas Grimaldo e Lucas por ter emprestado o cabo de gravação do boot loader e ter nos ajudado no processo.
Gostaríamos de agradecer aos nossos colegas Grimaldo e Lucas por ter emprestado o cabo de gravação do boot loader e ter nos ajudado no processo.
Olhando ela pronta nem parece que 80% dos componentes são reciclados
Preparando para queimar o boot-loader
Ferramentas necessárias
Configurando o IDE Arduino
Em processo de gravação.
Finalizado com o boo-tloader
Testes preliminares no laboratório
Isso aí, agora partir para implementar a programação completa.